Programa AEB Escola já beneficiou 40 mil alunos no Distrito Federal

10/04/2006 - 23h50

Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília - As atividades do programa criado pela Agência Espacial Brasileira beneficiaram 40 mil alunos de escolas públicas e privadas do Distrito Federal em 2005. Hoje (10), a Agência apresentou as ações previstas para 2006 no programa AEB Escola, criado para despertar nos estudantes a criatividade e o interesse por ciência e tecnologia.

Em encontro com diretores e coordenadores pedagógicos das diiretorias regionais de ensino do Distrito Federal, a gerente do programa AEB Escola, Ivette Rodrigues, destacou a importância do investimento em tecnologia espacial para o desenvolvimento socioeconômico do país. "O programa está estruturado em dois pilares: o primeiro é a formação de professores para trabalhar com conteúdos de ciência e tecnologia relacionados com a área espacial, o que permite sua aplicação nas diversas disciplinas; e em segundo lugar vêm às atividades de estímulo ao aluno, por meio de palestras, oficinas, exposições nas escolas, entre outras atividades", explicou.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e de Astronáutica (OBA) é outra ação do programa, em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira. De acordo com a AEB, somente no ano passado a Olimpíada possibilitou a divulgou do programa espacial brasileiro em cerca de 6.500 escolas. Neste ano, está prevista distribuição nacional de material didático, em parceria com o Ministério da Educação, além de veiculação em emissoras públicas de televisão.

No encontro de hoje também foi lançado o concurso de monografias e desenhos Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, promovido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Ivette Rodrigues destacou o impacto positivo da viagem do astronauta Marcos César Pontes ao espaço: "A partir dela, vamos contribuir para a formação de pesquisadores e técnicos, que darão continuidade ao desenvolvimento da tecnologia espacial e de outras áreas do conhecimento". As escolas interessadas no programa, acrescentou, podem buscar informações no endereço eletrônico www.aeb.gov.br.

O programa AEB Escola foi criado em 2003 e a experiência piloto foi realizada no ano seguinte, em uma escola de Taguatinga, cidade-satélite de Brasília. "A formação de professores e atividades nas escolas está mais concentrada no Distrito Federal e em São José dos Campos (SP), mas já temos ações de alcance nacional, com eventos de divulgação científica", disse Ivette Rodrigues.