Presidente do Chile garante que seu governo vai reparar males causados a vítimas da ditadura

11/04/2006 - 13h04

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília – A presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou hoje (11), em Brasília, que lutará para acabar com toda a desigualdade social em seu país. Ela recebeu o título de doutora honoris causa da Universidade de Brasília (UnB) e dividiu a homenagem com todos os cidadãos chilenos.

Bachelet garantiu que o governo do seu país vai reparar os males causados a todas as vítimas de violências ocorridas no período da ditadura. "Nunca mais, por nenhum motivo, o governo do Chile justificará uma violação aos diretos das pessoas. Nunca mais o governo do Chile terá outra prioridade que não sejam os cidadãos. Assim entendemos os direitos humanos e assim entendo a política cidadã", afirmou Bachelet.

Médica, Michelle Bachelet foi ministra da Saúde e da Defesa no governo de Ricardo Lagos. A presidente eleita diferencia-se por ter sido perseguida pela ditadura de Pinochet. O pai de Bachelet, general Alberto Bachelet – que participou do governo de Salvador Allende –, foi torturado e morreu vítima da ditadura chilena. Ela e sua mãe chegaram a ser presas, torturadas e viveram exiladas na Austrália e na Alemanha.

A ministra da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, Nilcéa Freire, que participou da cerimônia, disse que Michelle Bachelet é um exemplo. Para ela, a eleição de Bachelet não aconteceu por acaso, de repente.

"Acontece depois de 15 anos da existência do Serviço Nacional de Mulheres de Chile, equivalente à nossa secretaria, depois de 15 anos do Plano Nacional de Igualdade e Oportunidade. Acontece, portanto, em um Chile redemocratizado e renovado", afirmou. "A concessão desse título à Bachelet estreita ainda mais as relações acadêmicas entre o povo brasileiro e chileno", completou a ministra.

O reitor da UnB, Thimoty Martin Mulholland, lembrou que a universidade foi fundada "nos princípios da democracia e dos direitos humanos" e por isso, é uma honra homenagear a presidente do Chile. "Nos identificarmos com sua trajetória, com o seu trabalho e com seu maravilhoso projeto para o desenvolvimento do Chile", afirmou.

À tarde, Bachelet tem encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e participa de almoço em sua homenagem no Palácio Itamaraty. Às 16h30, a presidente chilena participa de sessão solene do Congresso Nacional e em seguida, tem audiência com a presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie. A volta de Bachelet ao Chile está prevista para 19 horas.