Funcionários da Varig fazem manifestação no aeroporto de Porto Alegre

11/04/2006 - 19h19

Porto Alegre, 11/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - A busca de solução para a crise da Varig mobilizou hoje (11) os funcionários da companhia em manifestação no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Organizados pelos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), os manifestantes procuraram explicar a situação da empresa à população e pediram o apoio dos parlamentares do estado que embarcavam para Brasília.

O Sindicato dos Aeroviários do Rio Grande do Sul, que representa três mil trabalhadores do setor, não acompanhou o protesto em Porto Alegre. A manifestação mobilizou a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical e a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) para realizar atos conjuntos em Brasília, no Rio e em São Paulo.

Segundo o diretor de Comunicações do sindicato, Osvaldo Rodrigues, a entidade, que defende o Plano de Reestruturação do Setor Aéreo, "quer salvar a companhia e os empregos atuais, com a ajuda do governo federal", enquanto os associados ao TGV - comandado por um grupo de pilotos - "querem assumir o controle da empresa".

De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Embraer), a manifestação no Salgado Filho começou por volta das 6 horas da manhã e durou menos de duas horas. O superintendente adjunto da regional Sul, Marco Aurélio Francascki, disse que havia menos de uma centena de manifestantes, "que não chegaram a interferir no embarque de passageiros".
Por causa da neblina que cobria a capital gaúcha, o Salgado Filho estava operando por instrumentos na hora da manifestação.