Comissão no Rio inicia acompanhamento de processo de privatização das rodovias BR-393 e BR-101

11/04/2006 - 19h53

Aline Beckstein
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) instalou hoje a comissão que acompanhará os processos de privatização das rodovias federais BR-393 e do trecho norte da BR-101, no estado do Rio. As rodovias cortam 26 municípios do estado.

De acordo com o deputado José Bonifácio (PDT-RJ), presidente da comissão, a privatização das duas rodovias prevê a criação de oito praças de pedágio e mais oito auxiliares de bloqueio.

As praças, segundo o deputado, devem prejudicar principalmente os pequenos produtores rurais. "Há, por exemplo, pequenos produtores de leite de 20 litros por dia que têm que sair diariamente de suas rocinhas para levar esse leite na estrada principal asfaltada, no caso as BR-393 e BR-101. A implantação das praças de pedágio de bloqueio vai inviabilizar esse pequeno negócio", argumentou.

Segundo o deputado, o objetivo da comissão é permitir que as comunidades proponham alternativas sobre a construção dessas praças. Segundo ele, vários municípios cortados pelas rodovias terão que pagar pedágios para pequenos deslocamentos.

Um dos casos mais complicados seria o município de Casimiro de Abreu que deve receber uma praça de pedágio. Com isso, as pessoas que saíssem dessa localidade seriam obrigadas a pagar pedágio para se deslocarem até um de seus distritos, São João da Barra, que fica a 15 quilômetros de Casimiro de Abreu.

A BR-101 começa na Ponte Rio-Niterói e vai até a divisa do Espírito Santo. Já a BR-393 vem de Minas Gerais e vai até a junção da Rodovia Presidente Dutra, no Rio, com o município fluminense de Barra Mansa.