Ação contra o trabalho infantil começa em Caruaru, em Pernambuco

11/04/2006 - 12h40

Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil

Brasília – A cidade de Caruaru, em Pernambuco, deu início hoje (11) a uma mobilização contra o trabalho infantil. Por ter uma das maiores feiras abertas do Brasil, com alta incidência de crianças trabalhando, o local foi escolhido pelo Ministério do Desenvolvimento Social para conscientizar e esclarecer as pessoas sobre o assunto e ampliar as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O local recebe em média cerca de 40 mil famílias por semana.

Osvaldo Russo, Secretário Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, diz que a idéia da campanha surgiu por conta de uma preocupação da existência de trabalho infantil em feiras por todo país. "A idéia da campanha é conscientizar as famílias que o lugar de criança é na escola e, ao mesmo tempo, mostrar que existem os programas sociais e que essas famílias que não estão incluídas, mas que têm direito", explica.

De acordo com Osvaldo Russo, 130 crianças foram identificadas em situação de trabalho infantil na feira de Caruaru e já foram inseridas nos programas sociais. Ele explica também que a partir de agora as famílias que desrespeitarem a lei serão autuadas pelos Conselhos Tutelares.

"Esse é um contexto em que a gente quer fortalecer a família e os vínculos comunitários que o centro da atenção do Sistema Único Assistência Social", afirma o secretario. Segundo ele, serão entregues à população cartilhas explicativas com informações sobre a questão, sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e formas de acesso aos programas sociais do governo.

A campanha não deve durar menos que três meses e envolvem as três instâncias de governo, federal, municipal e estadual. Participa do trabalho de conscientização dos Conselhos Tutelares, Secretaria da Infância e da Juventude e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Atualmente o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) atende, em todo país, cerca de um milhão de crianças e a expectativa do MDS é chegar ao fim de 2006 com um total de 2,5 milhões.