Pontes elogia pesquisadores e universidades na primeira entrevista ao voltar para a Terra

10/04/2006 - 18h54

Milena Assis
Da Agência Brasil

Brasília – O astronauta brasileiro Marcos César Pontes agradeceu aos pesquisadores e às universidades que participaram na elaboração do trabalho realizado na Estação Espacial Internacional (ISS) durante sua viagem. "Eles fizeram um trabalho muito bem feito em um tempo bem curto. A própria tripulação elogiou bastante esses oito experimentos e a maneira como foram preparados", ressaltou ele na primeira entrevista que concedeu ao retornar à Terra.

À TV Nacional, em Moscou, Pontes disse que ainda há muito trabalho pela frente e que pretende trabalhar para a educação no Brasil. "De alguma maneira, vou pensar em trabalhar para essa área, já tudo que fiz na vida foi graças à educação", explicou.

Ele afirmou que teve que trabalhar e estudar para conseguir as coisas, porque o pai era servente e a mãe, escriturária. Ele ressaltou a necessidade de todas as crianças no Brasil terem acesso à educação em bom nível.

Após passar oito dias no espaço, Pontes agora descansa no Centro de Treinamento de Astronautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas. Lá, deixou uma mensagem aos jovens brasileiros: é preciso ter perseverança e determinação. Segundo o astronauta, valeu a pena todo sacrifício.

Marcos Pontes permanece no Centro de Treinamento até o dia 19 para se readaptar à gravidade da Terra. No final do mês ele retorna ao Brasil e tem um encontro marcado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.