Pernambuco quer melhorar indicadores de vacinação contra aftosa

10/04/2006 - 12h09

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - O estado de Pernambuco vem se empenhando para melhorar os indicadores de sanidade do rebanho de 1,9 milhão cabeças de bovinos e bubalinos (búfalos), na primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa do Ministério da Agricultura, iniciada há oito dias.

Em Caruaru, no Agreste, a prefeitura está contratando vaqueiros para ajudar a vacinar o rebanho bovino que vive solto nos pastos. A secretária de Desenvolvimento Rural, Mônica Holanda, informou que o plantel do município, estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 30 mil animais.

De acordo com o secretário de Produção Rural, Ricardo Rodrigues, "a meta é imunizar 95% do rebanho em todo o estado". A vacinação bem sucedida vai possibilitar que Pernambuco se habilite a receber o certificado de área livre de aftosa.

Atualmente o estado, que não registra casos de aftosa há cinco anos, é classificado como área de risco médio para a enfermidade. Isso significa que os pecuaristas podem enviar o gado para qualquer lugar do país, mas precisam submeter os animais a exames de sorologia e a duas quarentenas, uma no local de origem e outra no destino.

No mês passado, 400 doses da vacina foram distribuídas gratuitamente pelo governo estadual para que os pequenos criadores, com até 20 cabeças de gado, pudessem antecipar a imunização.

Uma das estratégias adotadas no sentido de convencer os pecuaristas sobre a importância de proteger os animais da febre aftosa, doença causada por vírus que se dissemina rapidamente, é a visita de uma caravana de técnicos a escolas da zona rural, assentamentos e a pequenos criadores de 70 municípios. O projeto está sendo viabilizado com investimento de R$ 106 mil e apoio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro).