Gil concede <i>status</i> de interesse público a acervo do cineasta Glauber Rocha

10/04/2006 - 20h19

Rio, 10/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, anunciou hoje (10) a concessão de status de interesse público e social ao acervo do cineasta Glauber Rocha, morto em 1981. Na última quarta-feira (5), decreto do presidente Lula havia reconhecido o arquivo, que está guardado há 18 anos no Espaço Tempo Glauber, em Botafogo, zona sul da cidade.

Gilberto Gil informou que o local foi comprado pelo Ministério da Cultura por R$ 400 mil e cedido para a família do cineasta por 99 anos. E destacou a importância do reconhecimento da obra de Glauber Rocha, por considerar que ela tem valor universal: "Ele é um cineasta consagrado universalmente, com um papel extraordinário para a afirmação do cinema brasileiro".

O secretário do Audiovisual, Orlando Senna, acrescentou que o acervo do cineasta foi o segundo arquivo privado a ganhar o status de interesse público – o primeiro foi o do jornalista Barbosa Lima Sobrinho. E que isso possibilitará melhores condições para o arquivo receber recursos: "O decreto faz com que o acervo, embora seja privado, passe a ter todos os direitos e benefícios de um arquivo público. Isso abre possibilidades para parcerias com os setores públicos e privados."

Já a mãe do cineasta, Lúcia Rocha, disse estar esperançosa na obtenção de verbas para a conservação do acervo. "Espero que possamos conseguir dinheiro para digitalizar o arquivo, que tem 80 mil itens, é quase todo em papel [com textos, cartas e matérias jornalísticas] e pode acabar apodrecendo". O acervo, informou, tem 20 filmes.

Também foi anunciado hoje o lançamento do DVD com uma versão restaurada do filme Terra em Transe, realizado em 1967. O trabalho foi possível graças a investimento de R$ 3 milhões da Petrobras e da Eletrobrás. Outro filme de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol, de 1964, já foi remasterizado e está prevista a restauração de mais três obras do cineasta.