Marcos Pontes, William McArthur e Valery Tokarev já estão dentro da Soyuz TMA-7 para voltar à Terra

08/04/2006 - 16h20

Flávio Dieguez
Enviado especial*

Moscou (Rússia) – Com o pouso marcado para as 3h47 do dia 9 pelo horário de Moscou (20h47 do dia 8 no Brasil), os três astronautas que deixam hoje a ISS (sigla para Estação Espacial Internacional, em inglês) Marcos César Pontes, William McArthur e Valery Tokarev despediram-se dos companheiros que ficarão seis meses na Estacao Espacial para realizar a missão 13 da estação.

Os três abraçaram o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams. Em seguida abriram a escotilha interna da ISS e entraram na Soyuz-TMA 7, onde ficarão até a largada.

O horário da partida não foi divulgado pelo Centro de Controle de Vôo russo, em Korolev, na vizinhança de Moscou. A informação divulgada é que a Soyuz comeca a operação de descida à 1h57 (18h57 no Brasil).

Nesse momento, de acordo com os procedimentos padronizados da Soyuz, a nave vai acionar os motores principais, para mudar de órbita, descendo para uma posição mais próxima da Terra. Ela deve percorrer uma pequena parte dessa órbita e então ligar os motores de ré para reduzir sua velocidade e despencar para o solo. Isso devera acontecer, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Centro de Controle de Vôo, a uma órbita a 292 quilômetros de altitude, exatamente às 2h24 (19h24 no Brasil).

Pontes estava com excelente aspecto ao despedir-se de seus companheiros nos últimos oito dias de ISS. Estava de blusa, enquanto Jeffrey e Vinogradov, que vão permanecer, estavam à vontade, em mangas de camisa.

*A viagem do enviado especial Flávio Dieguez é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.