Resultado da indústria no bimestre sinaliza crescimento satisfatório da economia, diz Mantega

05/04/2006 - 21h35

Edla Lula
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou, há pouco, que o resultado da produção industrial no bimestre - 5,4% - sinaliza um crescimento satisfatório da economia ao longo do ano. Segundo o ministro, a indústria está dando sinais de vigor.

"Estamos na rota de crescimento. O fato de esse crescimento ter se dado no início do ano está prenunciando que 2006 será um ano bom e que a indústria deverá crescer 6% neste ano", disse Mantega. Esse resultado, se confirmado, levaria a um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,5%, acrescentou.

Mantega procurou, mais uma vez, tranqüilizar o mercado, garantido que a política econômica não vai mudar. "Inflexão é uma palavra que não existe no meu vocabulário. Não podemos mudar uma política econômica que está indo muito bem. Seria loucura, e ninguém rasga nota de R$ 100 neste ministério", enfatizou.

O ministro lembrou o dito popular "em time que está ganhando não se mexe", ao afirmar que mudar a política econômica seria a mesma coisa "que ter um time de futebol que está ganhando todas as partidas, vai ganhar o campeonato, e o técnico resolve trocar o artilheiro".

Mantega fez as declarações ao deixar o Ministério da Fazenda para assistir à posse de Demian Fioca na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).