Relatório final da CPI dos Correios pode ser votado hoje à tarde

05/04/2006 - 12h46

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A votação do relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios está prevista para a tarde de hoje (5), depois das 16 horas. Os parlamentares ainda precisam chegar a um acordo quanto ao texto. Ontem (4), foi criada uma comissão encarregada de criar um relatório de consenso.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se reuniu hoje com integrantes da CPMI dos Correios. Segundo ele, está sendo buscado um acordo de procedimentos para organizar a votação. Renan disse acreditar que os parlamentares trabalham pelo entendimento, mesmo sendo esse um objetivo difícil.

"Não sei se conseguirão fazê-lo porque indiscutivelmente é uma investigação que põe interesses políticos, partidários. Esse quadro pode verdadeiramente não ajudar", admitiu o presidente do Senado. No entanto, Calheiros está otimista com a votação. "O fundamental é que nós tenhamos um relatório que reflita tudo que ocorreu nesses meses todos", observou.

O que for consenso entre governistas e oposição será incorporado ao relatório de Serraglio. Os temas que não tiverem acordo serão colocados em votação como destaques ou emendas. O PT, por exemplo, que chegou a apresentar relatório paralelo ontem, rejeita a tese do "mensalão" para compra de parlamentares.

Para o partido, houve caixa 2, ou seja, recursos não contabilizados para campanha eleitoral. No entanto, o relator Osmar Serraglio já informou que existe uma "espinha dorsal" em seu relatório que não quer ver alterada, como a constatação de que houve "mensalão".

Outro ponto é o de que a empresa Visanet seria uma das financiadoras do esquema de corrupção, operado pelo empresário Marcos Valério de Souza. O prazo final para votação do relatório é 10 de abril.