PT deve pedir à presidência do Senado para votar alterações no relatório da CPI dos Correios

05/04/2006 - 18h43

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A bancada petista no Senado deve apresentar, ainda hoje, um recurso junto à mesa diretora do Senado para garantir a votação de destaques e alterações ao relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios. Segundo o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), foi "anti-regimental" a atitude do presidente da CPMI, Delcídio Amaral (PT-MS) de encerrar os trabalhos da comissão sem votar os destaques. Logo após a aprovação do relatório de Serraglio, Delcídio deu fim à comissão.

Segundo Mercadante, havia um acordo entre governistas e oposição que, aprovado o texto final, seriam colocados em votação os destaques e alterações. Mercadante disse que, ao encerrar os trabalhos, Delcídio rompeu o acordo e o regimento. "É preciso preservar a convivência democrática", diz.

O líder do governo baseia-se, segundo ele, no artigo 312 do regimento interno do Senado, que afirma que, durante a votação do relatório poderão ser apresentados requerimentos de votação de destaques ou de alterações de trechos.