Na volta à Terra, astronautas sentem "corpo puxado para o chão"

05/04/2006 - 14h13

Flávio Dieguez e Aline Bastos
Enviados especiais*

Cidade das Estrelas (Rússia) – O general Valery Korzun, primeiro vice-comandante do Centro de Treinamento Gagari, explicou que os astronautas, quando voltam à Terra, sentem os efeitos fortes da gravidade. "O fator G [peso] parece dobrar. Você parece que está sendo puxado para o chão. Os olhos giram um para cada lado. As pernas ficam tremendo quando você tenta ficar em pé", disse.

O general é o responsável pelo resgate dos três astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) e que devem retornar à Terra no final de semana. Korzun também é astronauta com experiência de duas missões de seis meses cada uma em estações espaciais. A primeira missão do general Korzun foi na MIR, em 1996, e depois na própria em 2002.

No solo, a equipe russa planeja uma operação de resgate que vai acompanhar a cápsula desde a entrada na atmosfera até o pouso no solo do Cazaquistão. Haverá aviões de alta atitude, helicópteros russos MI-8, e três carros especiais "capazes de andar até na Lua".

A cápsula, segundo o general, terá aquecimento, porque a previsão de temperatura no provável local no Cazaquistão é de –4ºC com um vento de 40 km/h. Após a chegada no local do pouso, será montada uma tenda médica na qual trabalharão, num primeiro momento, somente médicos e paramédicos russos.

Após os primeiros exames, os astronautas seguem de helicóptero para Kustanay, no Cazaquistão, onde eles vão dar uma entrevista. Na seqüência, embarcam num avião militar russo para retornar à Moscou e chegarem até a Cidade das Estrelas.

* A viagem dos enviados especiais Flávio Dieguez e Aline Bastos é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.