Indústria registrou em fevereiro alta em horas trabalhadas na produção, diz CNI

04/04/2006 - 17h38

Edla Lula e Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília - As horas trabalhadas na produção da indústria nacional em fevereiro tiveram alta de 2,08% na comparação, dessazonalizada, com o mês de janeiro. Em números sem ajuste sazonal, houve baixa de 0,24% nesse confronto, informou hoje (4) a Confederação Nacional da Indústria (CNI), ao divulgar o relatório Indicadores Industriais.

Para a entidade, tal expansão faz com que as horas trabalhadas retornem aos níveis de outubro de 2005, compensando a queda acumulada entre novembro e janeiro passados.

Nos prazos mais extensos, o indicador de horas trabalhadas continua mostrando aumento e registra avanço de 2,30% ante fevereiro do ano passado. No bimestre, a alta verificada é de 1,93% na comparação com igual período do ano anterior.

O total de pessoal ocupado na indústria do país também cresceu, 0,40%, entre janeiro e fevereiro, em termos dessazonalizados. Sem descontar influências sazonais, o pessoal empregado subiu 0,44% ante janeiro.

Na comparação com fevereiro do ano passado, houve aumento de 0,96% no indicador que trata do pessoal empregado. Nesse quesito, nota-se uma expansão de 0,86% em janeiro e fevereiro de 2006, comparativamente a igual período de 2005.

"O aumento das horas trabalhadas na indústria nesse início de ano sinaliza recuperação da atividade industrial, que abre espaço para a geração de empregos em 2006", diz a CNI. A entidade enfatiza que há perspectivas de melhora na ocupação da indústria no decorrer do ano, ao contrário do movimento de 2005.