Pernambuco lança campanha para aumentar doação de órgãos

02/04/2006 - 8h46

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - A Central de Transplantes de Pernambuco lançou uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

A médica Sandra Carvalho disse hoje que a meta é aumentar o número de doadores para diminuir o sofrimento de seis mil pacientes que estão há mais de três anos na fila de espera.

Ela lembrou que, com o trabalho das comissões intra-hospitalares, houve um aumento de 28% no número de doações de fígado nos dois primeiros meses de 2006, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Explicou que o objetivo é superar o número de transplantes realizados em 2005: 945 procedimentos.

A campanha começou com palestras em escolas públicas já que as crianças e os adolescentes são multiplicadores de informações. "Acreditamos que os estudantes podem colaborar no sentido de sensibilizar as famílias para a importância da doação", declarou.

Sandra Carvalho disse, ainda, que, além da ausência de informação sobre o processo de doação, o que dificulta o trabalho é a demora de notificações do diagnóstico de morte encefálica, pelos hospitais, para que as comissões de transplante possam abordar as famílias.

Nos últimos onze anos a Central de Transplantes de Pernambuco realizou mais de 4.900 transplantes de órgãos e tecidos entre coração, córnea, fígado, rim, pele e medula óssea. O Sistema Único de Saúde (SUS) paga os exames, a cirurgia e qualquer outro procedimento relacionado à doação de órgãos.