Expansão das reservas de gás pode garantir abastecimento por até 30 anos

02/04/2006 - 15h24

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio – As reservas nacionais provadas de gás natural são hoje de 316 bilhões de metros cúbicos e serão expandidas nos próximos anos, podendo atingir 657 bilhões de metros cúbicos. Isso duplicaria a oferta do combustível nos próximos dez anos e garantiria o abastecimento do mercado brasileiro por um período de 20 a 30 anos.

As informações estão na página eletrônica da Petrobras na internet e destacam as reservas existentes nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas e, mais recentemente, a Bacia de Santos e o litoral do Espírito Santo, na região Sudeste, devido ao grande volume de gás natural encontrado.

Somente com descobertas na Bacia de Santos, foram incorporados às reservas provadas nacionais 78 bilhões de metros cúbicos de gás natural - mais 341 bilhões de metros cúbicos estão em fase de avaliação.

Segundo a Petrobras, os primeiros testes em apenas dois poços da Bacia de Santos indicaram uma capacidade de produção superior a 12,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Hoje, a participação do gás natural na matriz energética brasileira é 7,5%, e um dos grandes desafios da Petrobras é consolidar um crescimento progressivo que possibilite chegar a 15% da matriz em 2015. Estima-se que até 2010 haverá um crescimento de 14,2% ao ano do mercado de gás natural. Também no ano de 2015, a oferta de gás natural ao mercado brasileiro deverá atingir patamares superiores a 100 milhões de metros cúbicos diários, o triplo da oferta atual.

A tendência é de que o aumento da demanda interna pelo combustível, nos próximos anos, estimule a criação de novas parcerias internacionais, em particular com os países da América do Sul, garantindo o suprimento nas próximas décadas.