Petrobras inaugura canteiro de obras da plataforma P-53 no litoral gaúcho

26/01/2006 - 14h59

Porto Alegre, 26/01/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras inaugurou hoje (26) o canteiro de obras onde serão construídos os módulos da plataforma oceânica P-53, no porto novo de Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul.

Em discurso na solenidade de inauguração do projeto, o governador gaúcho Germano Rigotto destacou a decisão do governo federal de dar prioridade à construção de navios petroleiros e plataformas oceânicas no país e manifestou satisfação pelo fato de o Rio Grande do Sul ter sido escolhido para integrar a formação do empreendimento.

Para Rigotto, a atração da P-53 para Rio Grande irá incrementar o desenvolvimento de um pólo metal-mecânico na Região Sul, com geração de emprego e renda. "Isso permitirá transformar a região num pólo de excelência para a construção de plataformas oceânicas, com formação de mão-de-obra especializada. A P-53 é a primeira a chegar. Outras, com certeza, virão", disse Rigotto.

Para viabilização da P-53 (plataforma de exploração de petróleo e gás), foi assinado, em abril do ano passado, um contrato entre a Petrobras e a Quip, empresa constituída com o fim específico de construção da plataforma e que tem como acionistas a Construtora Queiroz Galvão, a Ultratec e a Iesa. O complexo está instalado em uma área de 200 mil metros quadrados garantida pelo governo do estado. Serão gerados, inicialmente, cerca de 500 empregos diretos.

Com início de operações previsto para 2007, a P-53 ficará instalada no Campo Marlin Leste, na Bacia de Campos (RJ). Terá capacidade diária para produzir e tratar 180 mil barris de petróleo, 80 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás, o que equivale a aproximadamente 10% da produção brasileira atual.

Com informações do governo do Rio Grande do Sul