Relatório parcial sobre renovação de contrato entre Caixa e Gtech deve ser apresentado amanhã

17/01/2006 - 13h04

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), informou que vai apresentar amanhã (18) o relatório parcial sobre a renovação do contrato da Caixa Econômica Federal com a Gtech em 2003. Segundo ele, o relatório indicia 35 pessoas. A Gtech é uma multinacional que opera o sistema de loterias da Caixa.

Segundo o senador, o relatório vai pedir ao Ministério Público investigações mais profundas sobre 35 pessoas que estariam envolvidas em irregularidades referentes ao contrato entre a Caixa e a Gtech, tais como crimes contra a licitação pública, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa. "Temos indícios de que esses crimes tenham sido praticados ao longo desses anos em que a Caixa Econômica manteve, como ainda mantém, relações contratuais com a multinacional Gtech".

Sobre um possível rompimento de contrato com a Gtech, Garibaldi Alves disse que será proposto por meio de decreto administrativo e que se fará dentro de um prazo já previsto pelo Tribunal de Contas da União (TCU). "Caso seja aprovado o decreto pela CPI dos Bingos, em maio, nós não teremos mais o contrato da Gtech com a Caixa Econômica Federal", afirmou.

Com a apresentação do relatório parcial, Garibaldi disse que pretende adiantar o trabalho final, já que a comissão tem se dedicado também a outros casos, como a apuração de irregularidades nas prefeitura de Santo André e Ribeirão Preto, em São Paulo, além da casas de bingos e sua relação com o caixa 2.