Comitê apresenta amanhã proposta técnica para TV digital

17/01/2006 - 19h30

Edla Lula
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Comitê de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão Digital deve apresentar amanhã (18) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a proposta técnica para implantação da TV digital no Brasil. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse, nesta tarde, após reunião do comitê, que a partir do dia dez de fevereiro o país terá uma posição definitiva sobre as principais ferramentas que vão compor a TV digital: modulação, compressão de áudio e vídeo e interatividade.

O ministro afirma que, o mais provável, é que o governo decida fazer uma convergência do sistema brasileiro com algum outro estrangeiro. Por isso, Costa afirma que, em fevereiro, o governo inicia as discussões com representantes do Japão, Europa e Estados Unidos, para definir o modelo a ser adotado. "A decisão vai ser tomada muito em cima do que os que estão vendendo podem comprar do Brasil", disse o ministro, ao informar que o país desenvolveu tecnologia capaz de competir na área.

"O Brasil tem condições de participar do mercado global e pode até mesmo ser um parceiro importantíssimo de alguns dos padrões que estão sendo apresentados e nós queremos desenvolver esta possibilidade", disse. Hélio Costa citou, por exemplo, que o Brasil pretende negociar com um dos países, cujo nome preferiu não relevar, a fabricação do "terminal de acesso" em troca do fornecimento de tecnologia.

O ministro disse também que os projetos brasileiros de interatividade estão bastante avançados e são capazes de atender ao sistema brasileiro de TV digital.

A proposta técnica apresentada hoje ao comitê é resultado de um estudo realizado em 8 meses por 20 consórcios compostos por cem instituições de pesquisas e empresas e envolveu, segundo o ministro Hélio Costa, 1200 pesquisadores.

O decreto 4901/03 prevê o dia 10 de fevereiro como data limite para o anúncio do padrão a ser usado no Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Também estabelece o mês de julho para a implantação do sistema em caráter experimental e setembro para o sistema entrar em operação definitivamente.

Hélio Costa disse que os prazos serão cumpridos, embora tenha admitido uma flexibilização na data limite do anuncio, uma vez que faltam 25 dias para o prazo limite.

Participam da reunião de amanhã, marcada para as dez horas, além de Hélio Costa, os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, da Fazenda, Antônio Palocci, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan e da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende. Empresários e técnicos não estarão presentes, segundo informou a assessoria de imprensa do ministério das comunicações.