Termina em fevereiro prazo para sacar auxílio do Bolsa Estiagem

14/01/2006 - 8h57

Luthianna Hollenbach
Da Voz do Brasil

Brasília - Os agricultores da Região Nordeste e de Mato Grosso do Sul selecionados para receber o auxílio financeiro do programa Bolsa Estiagem têm até o dia 13 de fevereiro para sacar o dinheiro nas agências do Banco do Brasil. Eles vão receber R$ 300 como compensação pela perda das lavouras no último período de seca, em 2005.

O auxílio emergencial beneficiou, em todo o Brasil, 197 mil agricultores e 85% deles já sacaram o dinheiro. O agricultor que não sacar até 13 de fevereiro vai perder o benefício. Cerca de 48% dos agricultores selecionados do Mato Grosso do Sul e 41% da Bahia ainda não foram retirar o dinheiro.

Segundo o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário Fernando Matos, com a Bolsa Estiagem o governo procura ajudar o agricultor que não tem nenhum tipo de auxílio permanente. Os recursos saem do orçamento dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional. "Os dois órgãos trabalham para permitir que os agricultores possam obter recursos para amenizar os efeitos da estiagem na sua sobrevivência", disse Matos.