BNDES deve atingir meta de desembolsos de R$ 60 milhões neste ano, diz executivo

14/01/2006 - 7h56

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2006 devem atingir a meta projetada de R$ 60 bilhões. A informação foi dada à Agência Brasil pelo chefe do departamento de Planejamento da instituição, Ernani Torres. Para ele, "se houver uma pequena desvalorização do real e a agricultura retomar o fôlego, a demanda vai crescer também, naturalmente".

No ano passado, o setor agrícola foi prejudicado por fatores climáticos adversos e pela taxa de câmbio, que reduziram os investimentos na compra de máquinas e equipamentos. Para o gerente de Planejamento do BNDES, Fernando Puga, em 2006 haverá retomada do setor agropecuário e a indústria continuará liderando as liberações de recursos do banco.

Quanto às exportações, cujos desembolsos cresceram 52% no ano passado, a expectativa dos técnicos do BNDES é de que não devem ter participação expressiva no desempenho da instituição em 2006. "Eu não acredito numa tendência, ou seja, que esse crescimento (das exportações) se mantenha nessa velocidade este ano", afirmou Ernani Torres.

"A participação do BNDES nos financiamentos ao setor exportador é relativamente pequena em comparação ao mercado, porque boa parte dos projetos está financiada com recursos de fora", à exceção de segmentos muito específicos, disse Torres. Ele explicou que isso significa que quando melhora a situação de financiamento externo, a participação do Banco diminui naturalmente.