Governo fluminense cancela edital que provocou protesto de vans e kombis

09/01/2006 - 21h09

Aline Beckstein
Repórter da Agência Brasil

Rio – O departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) irá cancelar o edital já elaborado de licitação das linhas intermunicipais de transporte alternativo, que irá regular a quantidade de vans e kombis autorizadas a circular no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada pelo secretário de Governo e de Coordenação, Anthony Garotinho e o secretário de Transporte, Augusto Ariston, após uma reunião, durante a tarde de hoje, com 15 representantes dos manifestantes.

Durante todo o dia, cerca de mil motoristas de vans e kombis que exploram o transporte alternativo na região metropolitana do Rio ocuparam, com seus veículos, a Presidente Vargas, principal avenida do centro da cidade. O protesto, contra o edital elaborado pelo Detro, interrompeu o trânsito e provocou engarrafamentos em várias vias do centro da cidade.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo do estado, em um mês sairá o novo edital para a próxima licitação, que será feita em duas fases. Na primeira, a licitação será de 1.750 licenças para vans que já operam de forma legal. Numa segunda fase, esse número poderá chegar até 3.300 permissões. Com o novo edital, segundo o órgão, a principal reivindicação dos motoristas, que era a não redução do número de vans legalizadas, foi atendida pelo Detro.