Cidadão poderá indicar município para realização de cursos da Defesa Civil

02/01/2006 - 11h02

Brasília - Até o dia 10 de março deste ano, representantes de prefeituras e cidadãos interessados em organizar coordenadorias municipais de Defesa Civil (Comdec) poderão solicitar pela internet a realização, nos seus municípios, de cursos da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. Esta será a primeira vez que a Sedec montará calendário de capacitação conforme as demandas da população.

Com a iniciativa, a secretaria pretende descentralizar os cursos em 2006 e interiorizar suas ações para facilitar o acesso da população residente em cidades distantes dos grandes centros. As distâncias entre municípios e capitais em diversos estados impossibilita o deslocamento de alunos por falta de recursos. A estimativa é de que neste ano 22 mil pessoas em todo o país participem dos cursos da secretaria.

As turmas de alunos indicadas pelas prefeituras poderão receber os cursos Operacional de Defesa Civil (Codc), Avaliação de Danos (Cadan) e Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec). Essas capacitações apresentam os primeiros conceitos, fundamentais para a estruturação de coordenadorias municipais de defesa civil.

Para a realização dos cursos, a Sedec indicará os agentes capacitadores e custeará as despesas com professores e com material didático. As prefeituras deverão se responsabilizar pelo local para as aulas, pela indicação dos alunos de acordo com os requisitos de cada curso e pelo apoio ao instrutor designado para atuar nas aulas. Qualquer cidadão pode inscrever o seu município, desde que tenha a aprovação da prefeitura.

Os interessados em se cadastrar ou indicar seus municípios para a realização de cursos deverão preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.defesacivil.gov.br/capacitacao/cursos2006.asp . A Sedec analisará os pedidos e decidirá sobre a localização dos 270 cursos previstos para 2006.

Com informações do Ministério da Integração Nacional.