Todeschini destaca políticas públicas de emprego voltadas para os jovens

20/12/2005 - 20h25

Adriana Franzin e Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília - Os jovens são os mais afetados pelo desemprego e o fenômeno é mundial, afirmou o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Remígio Todeschini. Em entrevista à NBR, canal de TV a cabo da Radiobrás, ele informou que "normalmente a faixa de desemprego de jovens entre 16 e 24 anos é o dobro em relação às demais faixas".

O secretário apontou as iniciativas do governo federal voltadas para a juventude, como o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), o ProUni, que oferece bolsas de estudo nas universidades particulares, e o Pró-Jovem, voltado para a conclusão do ensino fundamental.

E destacou o Consórcio Social da Juventude, uma das modalidades do Primeiro Emprego, como o que obteve maior êxito: "Dos jovens que fizeram cursos de qualificação no Consórcio, nas várias regiões do país, principalmente na áreas metropolitanas, 30% a 40% obtiveram colocação no mercado trabalho". O jovem que se inscreve no programa presta serviços comunitários no fim de semana e recebe, além de qualificação profissional, uma bolsa de R$ 150.

Segundo o secretário, em 2005, cerca de 150 mil jovens foram inseridos no mercado de trabalho. "Por meio do Sistema Nacional de Emprego nós conseguimos colocar mais 20% de jovens entre 16 e 24 anos, em relação ao governo anterior", acrescentou.