Jefferson desiste de ação no Supremo para reaver mandato

20/12/2005 - 20h54

Brasília - O advogado do ex-deputado Roberto Jefferson encaminhou fax ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual pede, com urgência, a desistência do mandado de segurança em que requeria a suspensão do processo que culminou na perda do mandato parlamentar e o imediato retorno à condição de deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro.

O mandado foi distribuído ao ministro Carlos Velloso, que chegou a solicitar informações à Mesa Diretora da Câmara e à Comissão de Constituição e Justiça e ao Conselho de Ética da Casa. No fax, a defesa de Jefferson justifica que a aposentadoria do ministro Carlos Velloso, em janeiro, pode inviabilizar a apreciação urgente do pedido de liminar.

"Há um vazio regimental, segundo o qual, se e quando vierem a ser prestadas as informações que permitirão o exame da medida cautelar urgentemente pleiteada, Vossa Excelência já terá se aposentado e em pleno recesso dessa Suprema Corte, a decisão esperada deverá aguardar seu ilustre sucessor, a ser nomeado e empossado", comunica a defesa de Jefferson ao ministro relator.

O fax ainda informa que a partir da homologação da desistência do mandado de segurança, a defesa vai preparar outro nos mesmos moldes. Para o pedido ter validade, Roberto Jefferson deverá protocolar oficialmente, no prazo de cinco dias, o pedido de desistência da ação no STF, de forma a acompanhar a solicitação feita por fax.

Com informações do Supremo Tribunal Federal