Conselho de Ética da Câmara entrará em recesso amanhã

20/12/2005 - 21h26

Brasília, 20/12/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara entrará em recesso amanhã (21) e só retomará seus trabalhos no dia 9 de janeiro. Em reunião administrativa, também amanhã, será acertado o plano de trabalho. Segundo o deputado Ricardo Izar (PTB-SP), presidente do Conselho, de 9 a 16 de janeiro serão realizadas reuniões para ouvir nove testemunhas e deputados que respondem a processos.

Izar informou que seis a oito relatores deverão encerrar as instruções nos processos e entregá-los ao Conselho, também entre os dias 9 e 16 de janeiro. Deverá ser obedecido prazo de cinco sessões do plenário da Câmara para a votação dos processos.

Hoje o deputado, que por várias vezes defendeu os trabalhos do Conselho no recesso parlamentar, reclamou que de nada adiantou a permissão para o órgão funcionar, uma vez que o plenário e as comissões estarão parados até o dia 16 e, com isso, não poderá ser contado prazo para tramitação dos processos.

"Não foi bom para o Conselho ser convocado antes do plenário da Câmara. Isso foi um desgaste desnecessário. Estamos trabalhando dentro das nossas possibilidades. O que for possível fazer, será feito", reconheceu Ricardo Izar. Ele garantiu, no entanto, que no retorno normal dos trabalhos legislativos, em 15 de fevereiro, o plenário da Câmara terá de seis a oito processos prontos para votar.

Izar disse ainda acreditar que durante a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro o Conselho votará os processos contra os deputados Professor Luizinho (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Corrêa (PP-PE), Roberto Brandt (PFL-MG), Josias Gomes (PT-BA) e Wanderval Santos (PL-SP).