Cuidados higiênicos são importantes para evitar doença, afirma médica

11/12/2005 - 9h09

Aline Beckestein
Repórter da Agência Brasil

Rio - A forma de contágio conhecida do rotavírus é a transmissão via fecal oral, como explica a médica Consuelo de Oliveira, do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP. Segundo ela, cerca de um trilhão de partículas virais são expelidas pelas fezes, sendo que a replicação do rotavírus se dá no intestino.

"Uma pessoa portadora do vírus e que não tenha cuidados de higiene adequados, como lavar as mãos antes de preparar os alimentos, pode acabar passando para outra. Ou até mesmo uma criança brincando pode levar à boca um objeto contaminado com partículas do vírus", explicou a pediatra. Ela também informou que a água não filtrada ou fervida pode conter partículas do rotavírus, junto com outras bactérias.

A pediatra diz, ainda, que a medicina ainda estuda a possibilidade de que o rotavírus seja transmitido por via respiratória. Segundo ela, isso ajudaria a explicar porque, embora menores do que em países em desenvolvimento, o vírus é bastante comum em nações como Estados Unidos e Finlândia, onde as práticas de higiene estão mais difundidas.

O rotavírus costuma atacar principalmente crianças de até dois anos de idade, especialmente a partir dos seis meses, "justamente na fase de desmame, quando ela fica exposta a uma alimentação contaminada e começa a levar objetos à boca sem que seu sistema imunológico esteja fortalecido". O vírus provoca forte diarréia, vômito e febre alta, com uma duração média de uma semana, mas que pode durar até um mês. Os adultos também podem ser vítimas do vírus.