Justiça tira RedeTV do ar por exibir programa de João Kleber

15/11/2005 - 13h44

Iolando Lourenço
Repóter da Agência Brasil

Brasília – A sede da RedeTV, na capital paulista, está lacrada desde a noite de ontem (14). A emissora foi fechada por ordem da juíza Rosana Ferri Vidor, que aceitou pedido de liminar do Ministério Público Federal.

A emissora foi punida por descumprir uma ordem judicial anterior que determinava que fosse retirado do ar o programa Tardes Quentes, do apresentador João Kleber. Sérgio Suiama, procurador federal dos Direitos Humanos do Cidadão, acusou o programa de adotar "atitudes claramente depreciativas, preconceituosas e deturpadas de esteriótipos de minorias, tais como homossexuais, idosos, mulheres, deficientes físicos e crianças".

A juíza Vidor acatou a denúncia de Suiama e determinou que o programa ser retirado do ar e, em seu lugar, a RedeTV apresentasse programas educativos, elaborados por organizações de direitos humanos, como direito de resposta a João Kleber. Segundo Suiama, a emissora não cumpriu a decisão, o que fez a Justiça determinar que ela tivesse toda a sua programação retirada do ar.

"Ontem entregamos uma fita gravada para ser exibida no horário do programa Tardes Quentes e ela não foi levada ao ar como determinava a decisão judicial", diz Suiama. Segundo o procurador, o canal aberto da emissora na capital paulista está lacrado, mas as afiliadas da emissora estão funcionando, assim como o canal a cabo.