Resultado de exames em economista suspeita de febre maculosa deve sair no início da semana

13/11/2005 - 14h40

Rio, 13/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve divulgar, no início desta semana, o resultado dos exames realizados em uma economista de 38 anos, suspeita de ter contraído febre maculosa (doença do carrapato), em Petrópolis, região serrana do Rio. A paciente, que ficou internada por duas semanas em uma clínica no Rio, recebeu alta na semana passada.

Até agora, cinco casos de febre maculosa foram confirmados em pessoas que estiveram no distrito de Itaipava, município de Petrópolis, no início de outubro. O superintendente de Vigilância Sanitária do Rio, Fernando Villas-Boas Filho, e o jornalista Roberto Moura morreram vítimas da doença.

Os outros três casos confirmados de febre maculosa são o de um aposentado de 62 anos, que continua internado no centro de terapia intensiva (CTI) de um hospital do Rio, de um menino de oito anos, que está hospitalizado em Petrópolis, e de uma turista baiana, que já está curada.

Com exceção do menino, que mora na cidade, todas as outras pessoas estiveram hospedadas no Hotel Capim Limão, em Itaipava, no início de outubro. A febre maculosa é transmitida pelo carrapato estrela que esteja contaminado com a bactéria Ricketsia ricketsii.