Primeira prova do vestibular da UFRJ registra 7,5% de faltosos entre candidatos

13/11/2005 - 15h55

Rio, 13/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - A primeira prova do vestibular 2006 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizada hoje (13), teve 7,5% de faltosos entre os candidatos inscritos. Cerca de 3,7 mil dos 50 mil inscritos no concurso faltaram ao exame.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Vestibular da instituição, Déia Maria, o índice manteve a média registrada nos anos anteriores. Ela explicou ainda que a prova ocorreu sem grandes incidentes.

Neste ano, a UFRJ apresentou uma mudança. Em vez de fazer o vestibular em três dias, como nos anos anteriores, a banca optou por agrupar os exames em dois dias. Segundo Déia, a medida teve por objetivo simplificar o processo seletivo.

"Essa simplificação está muito relacionada com o conjunto de dias a que cada vestibulando está submetido, uma vez que ele faz concurso para todas as universidades públicas. Isso simplifica um pouco a vida do aluno que está prestando provas para a universidade", afirmou Déia, lembrando que a qualidade da seleção não será afetada pela medida.

Somente no estado do Rio, existem seis grandes vestibulares públicos, cada um com calendário próprio. O segundo dia de provas da UFRJ, dedicado aos exames específicos, será no dia 27 deste mês. A universidade oferece 6,8 mil vagas para vários cursos de graduação.