Associação que organiza cooperativas de economia solidária tem 112 filiadas

13/11/2005 - 17h00

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Criada em 2000, a União e Solidariedade das Cooperativas Empreendimentos de Economia Social do Brasil (Unisol Brasil) é uma associação civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem 112 cooperativas filiadas e representa 6,2 mil trabalhadores. Segundo o presidente da Unisol, Cláudio Domingos da Silva, a instituição organiza cooperativas de economia solidária, que movimentam cerca de R$ 600 milhões por ano.

"Estamos falando da economia a partir de cooperativas e empreendimentos, pequenas associações de trabalhadores que criam o seu próprio negócio para gerar trabalho e renda. Não estamos falando de cooperativas que são grandes complexos, por exemplo, grandes proprietários que se juntam", acrescenta.

Domingos destaca que as cooperativas filiadas à Unisol são aquelas em que os trabalhadores são os tomadores de decisão. "A distribuição do resultado é feita de maneira equânime para todos os associados, os associados é quem dizem qual o melhor meio do trabalho, tem toda uma relação da gestão participativa", diz Domingos, que preside a Cooperativa de Produção Industrial de Trabalhadores em Conformação de Metais (Metelcoop), do município de salto, em São Paulo.

Segundo ele, as cooperativas filiadas à Unisol têm mais chances de obter empréstimos para investir no negócio, por exemplo. "Quando a gente tem na economia solidária uma movimentação de R$ 600 milhões por ano, na hora da busca do crédito, a gente apresenta o movimento financeiro desses empreendimentos, e isso acaba facilitando". O presidente da Unisol ressalta que o fato de serem filiadas a uma instituição de âmbito nacional também aumenta a credibilidades dessas cooperativas.

O assessor jurídico da organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Guilherme Krueger, estima que no Brasil há cerca de dez mil cooperativas. Dessas 7,5 mil são filiadas à OCB, que representam uma movimentação financeira de 6% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB). Krueger afirma que, só no ano passado, essas cooperativas exportaram em torno de U$S 1,3 milhão.