Funcionários da Caixa e do Banco do Brasil encerram greve no Rio

13/10/2005 - 20h49

Rio, 13/10/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal do município do Rio aprovaram hoje, em assembléia, terminar a greve que durou uma semana. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, Vinícius de Assumpção, os funcionários voltarão ao trabalho amanhã (14), acabando com a greve nacional no BB e na Caixa. A proposta foi aceita depois de ter sido recusada em assembléia anterior da categoria, na qual foi aprovado apenas o fim da greve dos bancos privados.

Assumpção informou que os funcionários dos bancos estatais receberão um aumento real superior ao oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que foi de 6%, mais abono de R$ 1,7 mil e participação nos lucros de 80% do salário acrescida de R$ 800 fixos.

No caso da Caixa Econômica, eles receberão mais 1,8%, referente a um plano de cargos e salários, passando, portanto, de 6% para 7,8%. Já para os funcionários do Banco do Brasil, a vantagem será na participação nos lucros, que, além de maior do que nos bancos privados, será semestral.