Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa um dia antes em Pernambuco

01/10/2005 - 11h11

Márcia Wonghon
Repórter da Ciência e Tecnologia

Recife - A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada de 3 a 9 deste mês, começa neste domingo em Pernambuco, com um dia de antecedência. A primeira atividade é uma canoata, marcada para as 15 horas. A expedição, composta por 41 embarcações, sairá do Iate Clube Cabanga, na bacia do Pina, até o terminal marítimo de passageiros, no Marco Zero. Participam da iniciativa remadores, pescadores, pesquisadores e estudantes universitários.

Durante o percurso, os barcos vão exibir faixas alusivas ao tema da Semana da Ciência e Tecnologia que, este ano, é "Brasil Olhe Para a Água". A idéia é chamar a atenção da população para a importância do evento. Os participantes da canoata também vão observar os rios da cidade, no que se refere à poluição, vegetação e presença de aves.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), universidades, governo do estado, prefeitura do Recife e outras instituições. Entre as atividades previstas estão exposições sobre trabalhos científicos realizados por pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre eles a alimentação natural do camarão marinho, tubarões, a vida das abelhas e novas variedades de cana-de-açúcar prontas para o cultivo.