Silvio Pereira assume ''erro'' e pede desfiliação do PT

22/07/2005 - 14h59

Brasília - O site do PT na internet divulgou hoje nota em que informa que o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira enviou carta ao presidente do PT, Tarso Genro, ao Diretório Nacional do partido e à militância petista. No documento, segundo o site do PT, Silvio assume ter cometido um erro ao aceitar um carro como presente de seu amigo pessoal e proprietário da empresa GDK e, por isso, pede sua desfiliação do partido. "Cometi um erro. Não me esconderei sob o manto da hipocrisia", diz Silvio, no texto.

"Nada ofereci ou me foi pedido em troca, minha consciência está tranqüila. Tenho clareza, no entanto, que falhei com minhas obrigações partidárias ao aceitar essa situação", diz ele na carta, em que pede desculpas à militância petista e solicita seu desligamento dos quadros partidários, segundo a nota do PT.

Ainda segundo o site, o presidente do PT, Tarso Genro, considerou o pedido de desfiliação feito pelo ex-secretário geral do PT Sílvio Pereira "uma atitude madura e responsável" de alguém que causou "grande dano" ao Partido dos Trabalhadores.

A empresa GDK S.A. mantém contratos com a Petrobrás. Silvio Pereira diz ser amigo pessoal de César Roberto Santos Oliveira, vice-presidente da empresa, que confirmou ontem ter presenteado Silvio com o carro, um Defender, fabricado pela Land Rover, ano 2003, com valor próximo a R$ 80 mil.

Silvio Pereira foi apontado por Roberto Jefferson (PTB-RJ) como responsável, no PT, por indicações para diretorias de estatais que estariam firmando contratos superfaturados. Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, na última terça-feira, ele negou essas acusações.