Congresso aprova requerimento para criar CPI que investiga compra de votos

05/07/2005 - 23h53

Gabriela Guerreiro e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), criou a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar o suposto pagamento de mesadas a deputados e as suspeitas de compra de votos na emenda da reeleição, em 1997. Momentos antes de Renan Calheiros fazer a leitura da criação da CPI em sessão do Congresso Nacional, os líderes aliados e da oposição fecharam acordo para incluir na CPI as investigações sobre as suspeitas de compra de votos na reeleição. O requerimento original de instalação da CPI, assinado pelo PDT, PPS e PV, previa apenas investigações sobre o suposto pagamento de mesadas em troca de apoio ao governo.

A CPI será integrada por deputados e senadores, mas sua instalação efetiva só ocorrerá após as indicações dos seus componentes. Mesmo com a instalação da CPI Mista, o segundo item da pauta de votações da Câmara dos Deputados ainda possui um projeto de resolução que pretende criar uma CPI somente de deputados para investigar tanto as supostas mesadas como a suspeita de compra de votos em 1997.

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse que havia acordo entre senadores e deputados para esperar que a Câmara instalasse uma CPI apenas com deputados. Como isso não ocorreu, Mercadante afirmou que os líderes decidiram dar fim ao que tinha sido acordado. "Caso a Câmara não aprovasse a CPI, seria instalada CPI Mista para investigar todos esses indícios de compra de votos na Câmara. Por isso foi instalada a CPI Mista, e as lideranças na Câmara propuseram incluir todas as questões de compras de votos, incluindo reeleição", ressaltou o líder.