Dilma: Petrobras prestará esclarecimentos se aumentar preço dos combustíveis

04/10/2004 - 21h30

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, admitiu hoje que, caso venha a decidir por uma aumento dos derivados do petróleo, devido à manutenção do preço do barril no mercado internacional acima de US$ 50, a Petrobras prestará os devidos esclarecimentos e, se necessário, também o governo o fará.

Dilma Roussef voltou a afirmar que a questão do aumento é uma atribuição exclusiva da Petrobras: "Eu acho que essa é uma atribuição da Petrobras. E essa atribuição o governo vai aceitar. Assim que a Petrobras tiver uma posição vamos discutir e nós aceitaremos a decisão".

Na avaliação da ministra de Minas e Energia, o problema da alta do petróleo no mundo é uma questão generalizada. "Acho que todas as autoridades na área de energia, na área econômica e os especialistas na área de petróleo neste mercado estão preocupados. Agora, esse é um mercado que sempre funcionou assim. E é uma coisa interessante porque se você considerar a inflação passada (todo o processo inflacionário), esse preço de US$ 50 não equivale ao que
ocorreu por ocasião do segundo choque do petróleo. Desta vez afetou menos, não só ao Brasil mas a todas as economias do mundo?.