Saiba mais sobre o sociólogo Herbert de Souza

08/08/2004 - 12h43

Paulo Montoia e Leonardo Stavale
Repórteres da Agência Brasil

São Paulo – O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que será homenageado na Semana Nacional da Cidadania e Solidariedade, de 9 a 15 de agosto, foi o criador da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, principal modelo do Programa Fome Zero do governo federal.

Betinho nasceu em 3 de novembro de 1935, em Bocaiúva, Minas Gerais. Desde a sua formatura, em 1962, participou de movimentos populares e continuou a atuar durante a ditadura militar. Deixou o país em 1971 e, no exílio, trabalhou para órgãos como o Conselho Latino-Americano para Pesquisa para a Paz (Ipra), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Unidade de Pesquisa Latino-Americana (Laru, na sigla em inglês).

O sociólogo regressou ao Brasil em 1979, com a anistia política. No início da década de 80, fundou o Instituto de Estudos da Religião (Iser) e, em 1981, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), uma entidade governamental. Atuou na Campanha Nacional pela Reforma Agrária (1983) e no movimento Terra e Democracia (1990).

Em 1992, foi um dos líderes do Movimento Pela Ética na Política, que se manteve até o "impeachment" do então presidente Fernando Collor de Mello. Em 1993, organizou a Ação da Cidadania contra Fome, a Miséria e Pela Vida, um mutirão que sensibilizou e mobilizou o país. Em continuidade à Ação da Cidadania, lançou em 1994 a campanha Natal Sem Fome e foi convidado a fazer palestras na ONU.

Hemofílico, Betinho necessitava de constantes transfusões de sangue e, em 1985, descobriu que estava contaminado pelo vírus HIV, transmissor da Aids. Ele morreu em sua residência, no Rio de Janeiro, em 9 de agosto de 1997.