Câmara dos Deputados lança o Plenarinho, site dedicado a crianças

08/08/2004 - 13h54

Ellis Regina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Crianças de todo país já podem acompanhar os trabalhos do Legislativo pelo site Plenarinho, da Câmara dos Deputados. Dedicado a crianças entre seis e 12 anos, o site será usado como recurso didático para reforçar valores de cidadania, democracia e direitos humanos. O endereço eletrônico é www.plenarinho.gov.br.

De acordo com a diretora da Escola Classe da 304 Norte em Brasília, Roberta Kallaça Gatioli, as informações do site serão usadas de forma interdisciplinar pelos professores de português, geografia, história e matemática.

"É mais um recurso didático e nós não podemos omitir esse material como uma fonte de aprendizado. Acreditamos que os alunos vão desenvolver e dominar mais esta linguagem", disse. Na escola, que é uma das poucas instituições da capital que trabalham de forma inclusiva com crianças portadoras de necessidades especiais, 360 alunos serão incentivados a usar o site como complementação de aprendizagem.

Zé Plenarinho, Legis, Xereta, Adão, Cida e a Coruja Edu serão os personagens infantis que vão auxiliar as crianças a navegar no endereço eletrônico. Na escola classe da 304 Norte, alguns alunos participaram, inclusive, da criação do site enviando textos para compor a página da Internet. "Nossos alunos estão curiosos para conferir o resultado do trabalho", disse a diretora.

O deputado Orlando Fantazzini (PT-SP) está entusiasmado com a idéia. Segundo ele, o site poderá ajudar a formar novos cidadãos, como um instrumento interativo. "As crianças poderão buscar diretamente informações sobre a Câmara, como funciona, para que serve. Acho que isso vai contribuir muito no processo de informação das crianças que terão desde cedo o contato com a cidadania".

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), observou que, além de ser interativo, o Plenarinho possui uma linguagem adequada às crianças. "O fundamental nesse site é que desde cedo a criança poderá entender o contexto de ser cidadão e ao mesmo tempo o site vai estimular o acompanhamento da vida política do país", destacou.
Informações sobre o Plenarinho foram enviadas para professores e alunos de 22 mil escolas públicas e privadas para estimular o acesso ao site. Duas mil escolas foram escolhidas para receber malas diretas dedicadas a pais e professores com brindes e cartazes com os personagens.