Para Ricúpero, maior destaque da Unctad é concretizar nova geografia do comércio

10/06/2004 - 17h28

São Paulo, 10/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - O maior destaque da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad XI), que começa domingo (13), é "aumentar o comércio entre os países em desenvolvimento. É o que o presidente Lula tem chamado de uma nova geografia do comércio". A afirmação foi feita hoje, pelo secretário-geral da Unctad, Rubens Ricúpero, que participou do seminário preparatório sobre Política de Concorrência na Promoção da Competitividade e do Desenvolvimento.

"Isso não é feito contra os países industrializados, como os Estados Unidos e a Europa, mas em complemento. O que nós queremos e aproveitar o fato de que países como a China, a Índia e os 41 países em desenvolvimento da Ásia e do Pacífico estão crescendo a 6% ao ano e vão crescer durante 10 anos. Isso vai mudar a geografia da economia e do comércio do mundo, porque vai permitir que esses países comprem mais do Brasil", acrescentou.

Para a realização da Unctad XI, que transformará o Complexo do Anhembi, zona norte de São Paulo, em território da Organização das Nações Unidas (ONU), foi montada uma grande estrutura. Segundo a Anhembi Turismo e Eventos, serão cerca de 20 chefes de estado e mais de 190 delegações de países do mundo todo. O evento é considerado o maior já realizado no Brasil e terá a cobertura da imprensa mundial. Um espaço para mais de 1,5 mil profissionais de comunicação está sendo montado para a transmissão internacional do evento. Só no Palácio das Convenções, que abrigará a plenária da Unctad, foram investidos mais de R$ 5 milhões, além de obras em todo o entorno do Anhembi.

Amanhã (11), às 9h, será realizada a cerimônia de hasteamento das bandeiras, na presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e da prefeita da capital, Marta Suplicy. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar da abertura oficial do evento na próxima segunda-feira (13).