Chuvas fortes darão lugar a temperaturas negativas no Rio Grande do Sul

10/06/2004 - 19h26

Porto Alegre, 10/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, que atua em acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mantém o alerta sobre condições de tempo severo no estado, com previsão de forte onda de frio a partir de amanhã (11), devido ao ingresso de uma massa de ar de origem polar no sul do Brasil.

O meteorologista Eugênio Hackbart destaca que as condições serão favoráveis ainda à ocorrência de queda de neve nas partes mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na noite de amanhã e na madrugada e manhã de sábado (12).

O estado se encontra sob influência de uma frente fria de forte atividade, que provoca chuva torrencial em várias regiões do Rio Grande do Sul. A região do Planalto Médio já enfrenta danos provocados por raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo. Há ocorrências de granizo também no sul do estado.

A Climatologia Urbana de São Leopoldo mantém o alerta de chuva forte até o final da madrugada de sexta-feira. As condições sinóticas e dinâmicas da atmosfera seguem propícias ao registro de temporais localizados, sendo prováveis novas ocorrências de granizo e rajadas de vento que podem ser de fortes a intensas e com potencial de causar danos .

Forte massa de ar de origem polar ingressará amanhã no Rio Grande do Sul e afastará a instabilidade gradualmente para o norte.