Cerimônia de Corpus Christi leva mais de 20 mil à Esplanada dos Ministérios

10/06/2004 - 20h04

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As comemorações de Corpus Christi levaram hoje mais de 20 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, participaram da missa e da procissão cerca de 12 mil fiéis. O ato religioso foi celebrado pelo arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, auxiliado pelo cardeal Dom José Freire Falcão e por mais de 200 seminaristas e centenas de religiosos.

O vice-presidente José Alencar representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas cerimônias. Também estiveram presentes o procurador-geral da República, Cláudio Fontelles, o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, a vice-governadora Maria de Lourdes Abadia, deputados federais e distritais e outras autoridades.

A festa de Corpus Christi é uma das datas mais importantes para a Igreja Católica, representando a instituição da Eucaristia. As cerimônias, realizada há 25 anos na Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral Metropolitana, foi celebrada pela primeira vez por Dom João de Aviz, novo arcebispo da capital. A procissão, realizada sobre um tapete de serragem colorida, feito por religiosos e leigos, é uma das tradições da festa, que se repete em várias cidades brasileiras.