Anatel vai estimular expansão da TV por assinatura

26/02/2004 - 20h48

Brasília, 26/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - O acesso à TV por assinatura e a inclusão digital vão receber atenção especial da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2004. Levantamento feito pela agência reguladora em 2003 mostra que há três anos (2001 a 2003), a TV por assinatura está estagnada em 3,6 milhões de clientes.

A perspectiva da agência era que de 12 a 15 milhões de pessoas tivessem TV por assinatura em seus lares, segundo informou o vice-presidente da Anatel, Antônio Carlos Valente. A inclusão digital também não apresentou bons resultados. Segundo o balanço apresentado pela agência, 1.199 milhão de domicílios têm acesso a Internet em alta velocidade em 2003, sendo que deste total, um milhão são referentes a conexões em ADSL.

O vice-presidente disse ainda que para melhorar estes números, a agência pretende adotar um conjunto de ações, como mudanças no regulamento da TV por assinatura e a implantação do Serviço de Comunicações Digitais (SCD), que visa a levar Internet em banda larga para escolas, hospitais e bibliotecas públicas. "Nós sabemos que a informação é algo que pode fazer a distinção entre termos uma sociedade bem sucedida ou não", afirmou Valente.