Rio, 5/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Missão Suporte da Polícia Federal, lançada hoje na sede regional da PF no Rio, vai ajudar a combater a violência no estado. Uma central de escuta, com alta tecnologia, e outros equipamentos também foram inaugurados. A compra e a instalação do material fazem parte do investimento de R$ 20 milhões feito pelo Ministério da Justiça. Outros equipamentos ainda estão sendo instalados.
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que participou da solenidade, ao lado do secretário de Segurança Pública, Anthony Garotinho, disse que a operação não difere em nada de outras forças-tarefa. "É um aperfeiçoamento das coisas. A Secretaria de Segurança está fazendo uma operação importante e terá o apoio da PF, apoio de inteligência e operacional."
Márcio Thomaz Bastos ressaltou que, para combater o crime organizado, é preciso parceria. "O problema da segurança depende de cooperação, de troca de experiências", disse ele.
O superintendente regional da PF no Rio, Roberto Precioso, disse que vai disponibilizar quantos homens forem necessários para enfrentar a criminalidade. "Estamos recebendo pessoal de Brasília, que vai passar integrar essa operação da Secretaria de Segurança. Vamos disponibilizar o que for preciso. A nossa grande vantagem é conseguir mobilizar homens do Brasil inteiro para o Rio de Janeiro", acrescentou Precioso.
Ele informou que ainda que vai receber vários equipamentos, inclusive helicóptero, para que o efetivo da Polícia Federal integre a Operação Pressão Máxima, da Secretaria de Segurança Pública do estado. O principal objetivo da missão, segundo Roberto Precioso, é abalar a criminalidade.