Alimentos funcionais ajudam a prevenir inúmeras doenças

07/09/2003 - 12h38

Brasília, 7/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - Para aumentar a qualidade de vida basta saber o que se põe na mesa, de acordo com a professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Neuza Costa. A professora lembrou à Agência Brasil que os alimentos chamados funcionais ajudam na prevenção de inúmeras doenças, entre as quais diabetes, osteoporose e câncer.

Não só alimentos enriquecidos, mas também os que integram a cesta básica são considerados alimentos funcionais. Tomate, cenoura e feijão são exemplos de alimentos baratos e que previnem doenças. "Cria-se uma imagem - o alimento para ser funcional é um alimento que precisa ser industrializado - e na verdade a indústria aproveita das propriedades naturais do alimento", explica.

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem uma lista de alimentos que comprovadamente trazem algum beneficio à saúde. Essa lista pode ser consultada no site da Agência, na página www.anvisa.gov.br. "Nós temos a regulação na Anvisa de alguns produtos que podem trazer no rótulo a informação "traz benefícios à saúde". Como exemplo, temos os leites fermentados contendo bactérias (os lactobacilos vivos) que ajudam na digestão", diz Neusa Costa.

Ela recomenda introduzir na dieta diária as frutas e hortaliças em geral, que contém vitaminas e betacarotenos (que possuem propriedades anti-oxidantes). Essas substâncias ajudam a evitar o acúmulo de colestero no organismo. De acordo com a professora, em uma simples salada de alface e tomate pode-se encontrar um pouquinho de vitamina, de fibra, que no conjunto melhora o trânsito intestinal e torna a vida mais saudável.

Neuza alerta, no entanto, que os alimentos funcionais não podem ser confundidos com medicamentos e, por isso, não devem ser consumidos na esperança de curar alguma moléstia.