Programadora do software da Apolo 11 recebe maior prêmio individual entregue pela Nasa

04/09/2003 - 19h34

Brasília, 4/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - A programadora de computadores Margaret Hamilton receberá o maior prêmio já entregue individualmente na história da agência espacial norte-americana, a Nasa. Responsável, na década de 60, pelo desenvolvimento do software de controle de vôo do programa Apolo, ela foi agraciada com o Prêmio de Atividades Espaciais Excepcionais por suas contribuições científicas e tecnológicas e receberá US$ 37,2 mil.

Segundo o administrador-geral da Nasa, Sean O'Keefe, o sistema que Margaret e sua equipe desenvolveram foi pioneiro e envolveu conceitos que se tornaram fundamentos da moderna engenharia de software. O primeiro teste de qualidade que o sistema sofreu foi na própria missão Apolo 11, que levou o homem à Lua, em 1969. Três minutos antes do módulo Eagle pousar no solo lunar, os astronautas acionaram, por equívoco, um mecanismo que fez com que o computador de bordo trocasse a prioridade do processamento de vôo por leituras do sistema de radar. O software para controle de vôo, mesmo assim, entrou em ação e retornou com o procedimento prioritário graças ao modo como foi desenvolvido por Margaret.

A programadora é formada em Matemática e fez pós-graduação em Meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Nos anos 50, ela trabalhou no projeto do sistema Semi-Automatic Ground Environment (Sage). O Sage, uma rede de defesa aérea encomendada pelo Exército norte-americano, representou o mais ambicioso projeto de computação até então, e seu desenvolvimento reuniu cerca de 800 programadores. Depois que a Nasa suspendeu as atividades do programa Apolo, Margaret trabalhou nos projetos da estação Skylab e de ônibus espaciais. Em 1986, ela fundou a empresa Hamilton Technologies, que desenvolve soluções para engenharia de software.

Com informações da Agência Fapesp