Presidente viajará ao Oriente Médio

22/06/2003 - 20h13

Brasília, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Parte dos ministros que acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem ao Estados Unidos não retornou ao Brasil. O chanceler Celso Amorim e os ministros do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e da Agricultura, Roberto Rodrigues, seguiram dos Estados Unidos diretamente para o Egito, onde participarão de reunião preparatória do Encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC) que será realizada ainda este ano, em Cancún (México).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, do Egito, o ministro Celso Amorim seguirá para a Jordânia, onde representará o governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial. Celso Amorim também fará uma visita ao Líbano para reuniões com autoridades daquele país. Ainda neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará ao Oriente Médio e um dos países a serem visitados é o Líbano. Aos representantes de governo desses três países Celso Amorim entregará uma carta do presidente Lula expressando o desejo do governo brasileiro em estreitar as relações com os países daquela região.

Na próxima quinta-feira, Lula viaja para São Paulo, onde tem compromissos marcados na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e possivelmente participará de um congresso de metalúrgicos. Na sexta-feira, o presidente viaja para Medelin (Colômbia) onde participa, como convidado de honra da reunião dos países do Pacto Andino. O presidente elegeu a integração sul-americana como a prioridade número um de seu governo, na política internacional.

Na viagem de volta da Colômbia faz uma escala em Parintins, no Amazonas, onde assistirá a festa do Boi de Parintins. Lula deverá ficar hospedado num navio da Marinha, uma vez que o acesso ao local só se dá por avião ou embarcações. O evento acontece todos os anos, em um Bumbódromo, construido na cidade e que é semelhante ao Sambódromo, no Rio de Janeiro. A disputa se dá entre os admiradores do Boi Garantido, que é representado pela cor vermelha, e o Boi Caprichoso, em Azul. A festa reúne milhares de turistas brasileiros e do exterior.