Emoção, acidentes e gesto de solidariedade marcam etapa de Brasília da Fórmula Truck

22/06/2003 - 19h49

Brasília, 22/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Quem gosta de emoções fortes saiu satisfeito do Autódromo Nélson Piquet, onde foi disputada nesta tarde a 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Participaram da largada 21 caminhões e, antes mesmo de ser completada a terceira volta, houve um violento acidente na curva um, envolvendo cinco carros.

Apesar dos caminhões estarem a uma velocidade superior a 200 Km/h, de acordo com o narrador oficial do evento, a única vítima foi o piloto pernambucano Beto Monteiro, que sofreu um torção no pé direito. O resto foi danos materiais. A corrida ficou interrompida por 15 minutos, para que o local do acidente fosse limpo com a retirada de pedaços de carenagem e a colocação de cal nas manchas de óleo derramado no asfalto, resultado do choque.

A prova terminou com apenas 11 competidores e foi vencida por Renato Martins, com um tempo total de 50min23seg357, seguido por Roberval Andrade, com 50min26seg019, e Thiago Grison, com 50min26seg935.

Outra sensação da corrida foi Débora Rodrigues, que ficou conhecida no Brasil inteiro por participar do Movimento Sem Terra (MST) e posar nua para a Plauboy. A cada passagem dela em frente as arquibancadas, o público de mais de 50 mil pessoas ia ao delírio. Quando faltavam dez voltas para terminar a prova, no entanto, Débora rodou no final da Curva da Vitória, ao lado da entrada da reta dos boxes e bateu no guard-rail. A prova também terminou para ela.

Além da corrida, dos acidentes e do público considerado excepcional, a Fórmula Truck também promoveu atos de solidariedade, entregando cheques a várias entidades filantrópicas. O programa Fome Zero, do Governo Federal, recebeu um de R$ 10 mil. A entrega foi feita por Aurélio Batista Félix, presidente da categoria, a Luiz Carlos Garcia Júnior, chefe de Relação Internacionais do ministério do Esporte, que representou o ministro Agnelo Queiroz.

Aurélio fez um rápido discurso e, muito emocionado, chorou ao falar sobre a importância do Fome Zero, do Governo Federal. "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabe, como ninguém, o que é a fome no Brasil", disse o presidente da Fórmula Truck.