STJ remete inquérito sobre ex-governador para o Espírito Santo

29/04/2003 - 21h55

Brasília, 29/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro Barros Monteiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a remessa do inquérito que tramitava no STJ para a Justiça Federal no Espírito Santo. No inquérito, o ex-governador do estado, José Ignácio Ferreira responde às acusações de fraudes enquadradas na Lei 7.492 (Lei dos Crimes do Colarinho Branco). As irregularidades apontadas pela Justiça Pública no Estado caracterizam crime contra o Sistema Financeiro Nacional, e envolveria também o cunhado do governador, Gentil Antônio Rui.
No despacho, o ministro afirma que os fatos delituosos imputados na denúncia ao ex-governador ocorreram anteriormente ao seu exercício funcional.

Segundo denúncia do Ministério Público Federal, o ex-governador teria sacado, a descoberto, R$ 2,6 milhões de sua conta no Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), na época da campanha eleitoral em 1998. A conta negativa seria posteriormente coberta por duas empresas de engenharia, sob a alegação de contribuição à campanha.