Brasil e Portugal firmam acordo para estreitar intercâmbio cultural

10/04/2003 - 22h21

Rio, 10/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, e de Portugal, Pedro Roseta, assinaram nesta quinta-feira, na abertura da exposição "Amar o Outro Mar", no Museu Histórico Nacional, um acordo de intercâmbio cultural entre os países. Os dois ministros ressaltaram o papel e a importância da cooperação bilateral e o papel da cultura para o fortalecimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Para o ministro Gilberto Gil, o intercâmbio com Portugal deve ser reforçado, não só por sua ligação histórica com o Brasil, mas também por sua riqueza cultural. " O país nos deu a língua, esse guarda-chuva sobre o qual nos abrigamos. Tantas tendências, tantos povos, tantas formas culturais. Só o fato de que falamos a língua e a linguagem que se expressam em vários campos, já é o bastante para nos unirmos. Por isso, é preciso que haja ainda mais intercâmbio nas áreas de cinema, patrimônio, literatura e música, a troca tem que ser contínua e não pode ser perdida de perspectivas." disse.

O acordo pretende estreitar os laços culturais dos países, difundindo e incentivando a língua portuguesa em todos os eventos em que ambos participarem, discutindo o que representa a língua portuguesa para ambas as partes e sua importância estratégica como veículo de comunicação. Também a partir desse acordo, nos encontros internacionais ibero-americanos e nas reuniões de caráter técnico da área da cultura, os dois países farão compromissos prévios e adotarão posições comuns.

Confira as principais ações que serão desenvolvidas com a cooperação:

A exposição de Jorge Martins, que vai acontecer no Rio de 26 de outubro a 28 de setembro; em Brasília de 12 de outubro a 12 de novembro e em SP entre dezembro e fevereiro de 2004.

A comemoração em 2008 dos duzentos anos da chegada do príncipe regente ao Brasil. Na ocasião será celebrada também os duzentos anos da imprensa oficial e da câmara do comércio. As comemorações vão acontecer em Salvador, Rio de Janeiro e em outras cidades. Uma comissão mista será criada para planejar todo evento.

A celebração do centenário do nascimento do professor Agostinho da Silva em 2006, que também será organizado por essa comissão mista.

A revitalização do projeto de Coprodução cinematográfica, incluindo também uma parceria na distribuição de filmes para cidades do interior.

O intercâmbio bienal entre escritores brasileiros e portugueses e a finalização das negociações para a plena utilização do Centro Cultural Brasil-Portugal

E a continuidade em 2004 do Fundo Cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para o fortalecimento de ações da instituição, sobretudo nos países africanos.