FHC compara problemas do Mercosul aos da União Européia

04/07/2002 - 21h25

Buenos Aires, 4 (Agência Brasil - ABr) - Em entrevista ao chegar esta noite à Argentina, o presidente Fernando Henrique Cardoso disse que os problemas enfrentados pelos quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) não são diferentes dos vividos pela União Européia (UE), que ainda hoje não conseguiu se estruturar completamente após 20 anos de iniciado o processo de integração.

"Isso é um processo, não um ato", disse o presidente, assinalando que as "convergências" do Mercosul são muito grandes, destacando, no entanto, que as diferêncas são muito coincidentes. Segundo Fernando Henrique, não são apenas os países do Cone Sul que estão sendo atingidos pela crise financeira internacional, mas, também, potências como os Estados Unidos.

"As dificuldades da economia norte-americana são visíveis", avaliou, completando que nem por isso, os Estados Unidos vão deixar de ter um papel predominante no mundo. "Em algum momento, nossos países estarão todos bem. São ciclos da economia", justificou Fernando Henrique sobre os problemas brasileiros e de seus parceiros do Mercosul.

O presidente anunciou que nos próximos dias haverá um reunião entre o Mercosul e a União Européia, ocasião em que serão colhidas "propostas concretas" visando a dinamização ainda mais acentuada das economias dos dois blocos econômicos.